20091118



 Montijo - 1993 - 2000
O retrato das ausências. Preogressivamente definem-se formas, tormam-se mais "verdade" ao mesmo tempo que o campo que suporta a figura se neutraliza e funciona como mero pano de fundo colorido. Os corpos mostram-se por vezes, mas não totalmente.
Toda a carga de intencionalidade é centrada nos desconhecidos que se retratam, o que vai ser claramente assumido, embora,, aproximando o real vislumbrado, subitamente se parte para uma quase abstracção.






1993 - 1996


A complexa história da deformação dos corpos
é  o retorno ao antropomorfismo explícito. As figuras surgem como que esvaziadas, guardando somente a presemça do ausente. É a alteração do invólucro perante o conteúdo ausente e a relação dúbia entre o que se vê e o que é sugerido. Os corpos são trabalhados no sentido da deformação expressiva.

... E DISSERAM ...

. sobre "o Homem Apagado"

- Um trabalho maravilhoso de alguém que tendo uma perpectiva diferente da vida, me dá o previlégio de a partilhar.
Tu crias saudades com os trabalhos da tua alma.
Fátima Rodrigues

- Very nice
Dani Pulinck

- Uma sensiblidade incomum que capta a alma de um imaginário singular.
A inominável celebração de um mistério.
Zé La Férya

- Gracias por su trabajo - del que he sido testigo - y muichissima suerte.
Jorge Carrero Arin

- Mis felicitationes por tus trabajos.
Luque Matruqui

. sobre "a ruptura do improvável"

- wow!I very like this!!
Agnès Trachet

-Das altas penedias da Serra do Larouco até Paris, da Cidade Luz até Lisboa, no ensino, na crítica de arte, na pintura e na fotografia, Porfírio Alves Pires é hoje uma referência no campo das artes plásticas.
[ ... ] Todavia a grande cultura de Porfírio Pires é que estará por detrás das suas grandes obras. Porque a arte pela arte aproxima-nos mais do malabarista de circo do que do Messias que deve ser o autor de obras de arte.

Manuel Fernandes de Oliveira

- A discussão filosófica, a incursão dialéctica, tudo parecem meras e efémeras quimeras ante a grandiosidade estética do trabalho. Fabuloso!
Victor Costa

- J' aime ce travail
Chris Verrier


- Belissimo trabalho...sucesso com ele!!!
Celestenuncio Cnuncio

- Parabens, seus trabalhos são incriveis
Sandro Cbsp

- A exposição de Porfírio Alves Pires na Galeria Vieira Portuense foi uma das que muito nos honra!
GaleriaVieira Portuense

. sobre "a paisagem do ninguém" – vídeos

- Do rigor formal Renascentista, da raiz gnóstica e alquímica, do Desenho, o Artista movimenta-se agora para o interior da gramática da Máquina. Ele sabe que não há gnose nesse interior e que o Desenho enquanto manifestação das estruturas invisíveis da Physis, está reduzido a um padrão binário, repetitivo, labiríntico . Ele busca, portanto, a Enantiodromia da sua própria gramática, busca o seu Espelho de Ser Vivo e completa-se.
Bruno Santos

. sobre "a paisagem do ninguém"

- Comme tu le dis si bien : o sem discurso / o em siléncio / o nao sentido.Quand on me demande sur mes "œuvres" : qu'avez-vous voulu faire ou dire ?, je réponds : ça !La perception d'une démarche créative n'est qu'en rapport avec le talent éventuel, non de "l'artiste", mais de celui qui y porte son attention. Et ce qui est éventuellemnt intéressant, c'est l'impression, l'histoire que se raconte celui qui regarde. L'œuvre n'est que "catalyseur", paisagem do ninguém.Je crois comprendre que tu tentes, non d'exprimer (c'est-à-dire ce qui serait de l'ordre du langage, du partage, impossible), mais un "en-deçà" du langage/partage, hors des signes de la Culture et de ses conventions (a ordem dos menores).
Jean-Philipe Delacour

. sobre " os uns e os outros"


- [ ...] não teriam menos a dizer, nem seriam menores testemunhas presentes da vida ausente, do que as insinuantes formas humanas que Porfírio Pires deixa nas suas tela com o rigor e precisão das melhores técnicas da arte de pintar. Agostinho Costa

- Dono de um rigor técnico a toda a prova, observa pessoas anónimas em muitas situações e retrata as suas ausências
João Paulo Sacadura

-Nestas figuras misteriosas a cor reforça o lado clássico da pintura e uma vez mais se cumpre o objectivo de chegar ao lado humano e humanista de cada um.
Filipa Faria

- Um jogo de insinuações resolvido através de meios técnicos duma extrema riqueza em que a matéria do ausente se dá pela representação do não percepcionado.
Álvaro Lobato de Faria

- Figuras que combinam o miticismo e o erótico por movimentos sugeridos.
M. José Afonso

. sobre "os gestos da terra"


- ... o artista montalegrense não transige na austeridade e força das suas criações telúricas.
Manuela de Azevedo

. sobre a "amiba pesquisadora"

- Un corps étranger, crazy, sensuelle! Et lorsque vous touchez il nous pousse avec ses patrons dans un sens de l'érotisme indéfini et illimité.
Charles Caceres


hiperligações em baixo

Contacto: porfirio.pires@gmail.com

visitas